Musy - Muzy em Nova Friburgo Brasil
Musy GruyèreJean-Baptiste MusyJean-Antoine MusyNova Friburgo Fotos 1Nova Friburgo fotos 2 Nova Friburgo fotos 3Fribourg SuiçaFrançaisEnglish

Nova Friburgo - Brasil
Em 1818, o rei D. João VI autorizou a entrada no Brasil de imigrantes suíços de Friburgo (Suiça).  A paróquia na qual se fixaram, recebeu o nome de:
São João Batista de Nova Friburgo, fudaçao em 1820.

Em 1819, Jean-Baptiste MusyJean-Antoine Musy de Grandvillard Suiça, embarcaram com outros compatriotas em direção aos vastos pampas do Brasil. Eles fundaram uma "Nouvelle Fribourg".  Em 1824, chegaram ao lugar 342 alemães.  Auos poucs, imigrantes de outras partes do mundo se fixaram na região, transformando a num núcleo de desenvolvimento agricola, favorecido pelo clima.  Em 2000 Nova Friburgo: 170.697 habitantes e área total: 935 km2. (http//:www.citybrazil.com.br/rj/novafriburgo/)

Familia Muzy Brasil
Nova Friburgo
Nova Friburgo Brasil

UMA  FAMÍLIA,  UMA TERRA, UM  PASSADO,  UM  PRESENTE, UM FUTURO   UM  SONHO  ASSIM  FOI  A  SAGA   DESTAS  FAMÍLIAS    DE:   GRANDVILLARD

GENEALOGIA DOS MUSY
 (Grandvillard - Suiça)
José Carlos Ferreira Barboza Muzy
(Nova Friburgo - Brasil)
 

GRANDVILLARD vem da palavra latina VILLA nome comun a tantas localidades e que designa uma casa de campo, um grupo de habitações ou uma aldeia.(Pequeno Guia  Historico e turistico de Grandvillard página 3)

*   "O  Grandvillard,  no  coração  da   Gruyère,
Nós amamos, os teus telhados de ripas cinzas;
Teus negros pinheiros forman um quadro austero,
mas em seu passado, calmamente tu sorris."
           (Conêgo Joseph Bovet)
 
*  Tradução feita por José Carlos Muzy como sentiu o poéma.

André Musy sob o comando do conde Louis de Gruyères ao lado dos confederados Suiços tomou parte ativa na batalha do Morat em 1492.

"Em 1819, trinta colonos de Grandvillard embarcaram com outros compatriotas em direção aos vastos pampas do Brasil. Eles fundaram uma "Nouvelle Fribourg". Todos não atingiram o objetivo de sua longinqua viagem. Aqueles que puderam saudar sua segunda Patria ali plantaram sua tenda e deram suas novas durante um certo tempo.

Depois o silêncio se fez..."

O cura Paul Chollet,  o nosso distante primo Henri Musy e família, o nosso prezado amigo Patrice Borcard. Ajudaram José Carlos a romper este silêncio, que procura manter viva em terras brasileiras junto com outros primos um canal de comunicação para que muitos saibam desta distante história. O mais importante a antiga aldeia não esqueceu-se de seus filhos. Preservou-os em sua história.

.........E posso dizer: descendente que sou por parte materna  de Suiços, do "Canton de Fribourg", me-lancei na aventura de buscar estas minhas raízes. E atráves da Igreja, ou melhor, do padre cura de "Grandvillard  na Gruyères Fribourg Suisse "senhor Chollet Paul, reencontrei minhas origens com a ajuda dos senhores Patrice Borcard (Jovem estudante de história na Universidade de Fribourg) e Henri Musy ( meu distante primo ) ajuda esta que me trouxe de, 1600 à 1986, atráves de árvore genealógica que tenho em maõs e posso provar se necessário for de todos os Musy Suiços. Enloqueci de Alegria e fui até os prantos com a visita de Guy Musy a nossa humilde e modesta casa, aqui em nova Friburgo, em 1987 ( 03 de março).

Descendo eu de Jean Baptiste Musy e Marie  Agnès Baudevin Musy, ou de Jean Antoine Musy e Marie Françoise Véronique Baudevin Musy. O que não sei. (Os maridos eram primos e as mulheres irmãs) Chegados ao Brasil   o primeiro em, 04.11.1819 no navio Daphné; e o segundo em, 30.11.1819 no navio Urania, ambos com seus filhos.

                             Nova Friburgo, Brasil 15.10.1988  (José Carlos Ferreira Barboza-MUZY e Muzy Barboza Benvenuti familia)

P.S. MUSY antiga família Gruerianna originária de Grandvillard e Romont (Suiça).  No século. XIV se falava em Nicod Musy em 1925 e 1930 Jean-Marie Musy é revertido ao cargo de Presidente da Confederação Helvética unico cidadão do "Canton de Fribourg" a ser investido neste cargo.

Nova Friburgo, Brasil (R.J), 20 de janeiro de 1996  (José Carlos Ferreira Barboza-Muzy)

Prezado, tio ou tia, primo ou prima:

CADASTRO DE DESCENDENTES DE SUIÇOS:

Família  Musy = Muzy Baudevin ; Genilloud; Robadey; Baudevin. E outras a nós ligadas por laços de parentescos  sentimentais de amizade e afeto.

Visando colaborar com a secretária de Cultura, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (R.J), Alvaro Barbosa Muzzi e José Carlos Ferreira Barboza-Muzy (dois apaixonados pela história da colonização Suiça no Brasil iniciada em 1819. O primeiro aposentado do Banco do Brasil e vivendo atualmente em Assis São Paulo e o segundo militar atualmente na reserva da Marinha de Guerra do Brasil).

É um trabalho ardoroso onde através dos descendentes dessas familias no vale dos Rios Sana (talvez outrora Sarine ou Saannee) e Macaé trabalhando em cima de histórias oral passadas de pai para filhos nora genro e descendentes coletamos e organizamos vários documentos com informações sobre a imigração Suiça para o Brasil da qual somos seus descendentes e herdeiros maiores.

Em sua maioria trabalhamos sobre os originários de Grandvillard que são os primos e concunhados JEAN ANTOINE MUSY (Grandvillard Suiça,12.04.1773. Nova Friburgo 24.12.1829) e de JEAN BAPTISTE MUSY (Grandvillard Suiça,  07.08.1779 Nova Friburgo...?).Podemos dizer que é uma história apaixonante, e que a cada passo dado cresce mais e mais nosso amor por ela, e um dado mais importante são quando cheguamos aos documentos oficiais, encontramos as provas concretas de dados orais passado por nossos avôs de forma exata não faltando sequer uma virgula.

Porém fatos novos cheguaram em nossas buscas.Os primos Musy acima casaram-se com duas irmãs Marie Françoise Veronique Baudevin, Marie Agnès Baudevin. Surge então a terceira Marie tambem irmã Marie Henriette Baudevin que teve como tumulo o mar morrendo a bordo do navio Daphné, que era esposa de François Robadey, elas eram filhas de Pierre Robadey de Grandvillard existia tambem Joseph Baudevin, que tudo nos leva crer que era irmão das Marie. É uma longa história de sangue suor e lagrimas mais tambem de felicidades; pois assim é a vida e aqui estamos buscando estas caras raízes hoje dispersadas pelo vasto território nacional após o "chrash" da bolsa de Nova York pelos anos 30, um desastre no Brasil para os cafeicultores e seus Barões este era o "métiers" da maior parte dos Musy no Brasil.

Outros nomes e afins foram chegando por casamentos. Procuramos coletarmos estes nomes. E se fez presente a nós o seguinte: Nesta terra todos nós somos estrangeiros, e reaprendemos um dom maior. NESTA TERRA TODOS NÓS SOMOS VERDADEIRAMENTE IRMÃOS.

José Carlos de Nova Friburgo sonha e pretende em um futuro, organizar uma associação de familia. Por ora é apenas um sonho. Ficariamos muito gratos se você prestasse sua colaboração enviando cópias de documentos, fotos antigas ou atuais ou qualquer outra informação sobre a familia Musy ou Muzy. Compete-nós aqui fazermos um agradecimento do fundo dos nossos corações a Henri Musy e Família de Grandvillard ao jovem e querido amigo e professor sem jamais nos termos vistos senão atráves do telefone, fotos e cartas trata-se do jornalista, músico e históriador Suiço Patrice Borcard, e redator em chefe do jorrnal  La Gruyère meu zeloso professor, que sempre nos proveu dos meios necessários com  seus livros, fotos jornais e cultas cartas. Nos ensinou ainda mais junto com Henri Musy e familia, seu grande amor pela CHÈRE HAUTE GRUYÈRE berço de certa maneira de todos os que portam o patronimino  MUSY=MUZY. No Brasil de hoje.

Agradecemos também a Francis Musy de Le Marchet, CH -1741 Neyruz Fribourg Fribourg Suiça que pela primeira vez contatou um Muzy no Brasil, na cidade de Cantagalo além de sua filha Marie Helene. A Manir Japour-Moser e esposa Isabel, um abnegado e incansável Relaçoes Publicas; descendentes dos Moser está sempre  em busca de nossas raizes é  uma vocação em busca deste bem comun. A nossa querida professora Leonor Kautscher de Cantagalo, sem ela o que seria de nós. A Rosane Muzzy Pereira e a senhora sua mãe Dona Maria Muzy Pereira, Doutora Anna Lúcia Muzy Gandolfo Salarini, Sueli Muzy Polo Tavares e seu esposo Marcos Polo Tavares, de Martinopólis S.P., Nilva Muzy da Costa de Sào Paulo. A Gilson Muzy da Cidade do Rio de Janeiro.  Ao jornalista e amigo nas nossas buscas e dúvidas  Humberto Marchon Fontão. De uma certa maneira ligado a nós por parte dos Balmat e Jaccoud, ao advogado e nosso primo Osmar Muzi, a Julimar Muzy Vieira. A saudosa Diva Muzy da Silva de São Sebastião do Parayba que repousa na glória uma apaixonada pelos Musy. Aos que acreditaram em nós e aos que desacreditaram pois nos deram força de uma maneira diferente para prosseguirmos. E a nossa querida prima e professora, que no Vale do rio Sana prossegue a Saga dos primitivos Musy, em terras brasileiras no mister de educar preservar e informa e zangar-se mais sem jamais perder a ternura e o amor por todos nós, Theresinha Maria de Jesus-Muzy, pois sem ela não teriamos ido a lugar algun foi o nosso verdadeiro "abre te Sesamo". Tia  Alcina Lúcia Muzy de Jesus uma sensibilidade, "como choramos tantas vezes juntos nas partidas". São tantos os apaixonados como nós que só resta fazer o seguinte agradecimento: A todos os MUSY=Muzy do mundo e aos amigos dos MUSY, direta ou indiretamente sem distinções o nosso FRATERNAL  AMOR.
                                                                                  (José Carlos Ferreira Barboza Muzy)

Nova Friburgo

Agredecimentos:  José Carlos Ferreira Barboza MUZY
 - Nova Friburgo (Brasil) muzybenvenuti@oi.com.br

  Senhor cura Paul Chollet (Grandvillard Suiça),
 Senhor cura Jacob Joye (Nova Friburgo),
 Senhor Henri Musy e Senhor Patrice Borcard (Gruyère - Suiça).

ENGLISH  language Genealogical  web  pages

[Família Muzy - Nova Friburgo (Brasil)]   [Famiíla Jean Baptiste Musy -  Genealógia]    [Família Jean Antoine Musy - Genealógia] [Nova Friburgo Fotos-1]   [Nova Friburgo Fotos-2]   [Nova Friburgo Fotos-3]
 
  [Família Muzy Brasil Fotos]  [Fribourg - Suiça]

[Jean-Marie Musy]  [Benoît Musy]   [Pierre Musy]  [Luigi Musy]  [Family Musy from Gruyère]   [Family Comte - Musy]
  [Musy from Romont]    [Family Musy - Muzy Brasil]  [Family Heusch]   [Count Jules de Meyer]   [Holocaust Rescuers]
   [General Horace Porter]   [Albeuve - Switzerland]    [Homage to J-M Musy - Albeuve]    [Grandvillard - Switzerland]
 
[Saint Pius X]    [Pius XI]   [Castle of Middes]  [General Alfred van Caubergh]
[Fernando Muñoz, Duke of Riansares]